Construção Saudável - Depoimentos


José Conrado Santos, Presidente do Sistema FIEPA
O Sistema FIEPA é parceiro do Projeto Construção Saudável do Sinduscon-PA, hoje identificado como uma política de responsabilidade social da indústria da construção paraense, sabemos dos benefícios alcançados para os mais de 44 mil trabalhadores da construção civil e suas famílias. Os serviços desenvolvidos para melhorar o bem-estar comum estão entre os pontos de maior atuação do sindicato, uma preocupação do setor em não se limitar a construir espaços físicos como prédios, moradias, mas sim em construir a cidadania das pessoas. Nosso Brasil está precisando de movimentos como esse, que não esteja preocupado somente com a sua atividade, com o seu ofício, mas para que sua atividade tenha um crescimento pleno.


Rodrigo Garcia - Diretor de Responsabilidade Social do Sinduscon-PA
É um projeto de conscientização aplicado à realidade dos operários da construção civil. Falamos abertamente de temas delicados e, por vezes, tabus, que precisam ser debatidos de forma profunda. Não é apenas uma palestra, mas sim um convite para uma mudança de hábito visando um comportamento e atitude mais responsivos quanto à segurança e saúde do trabalhador.
O trabalho do Construção Saudável, ao atuar de forma preventiva, contribui indiretamente para a diminuição dos índices de diversas doenças e igualmente reduz casos de violência doméstica e contribui para reduzir os casos de acidente do trabalho. O que isso quer dizer na prática? Que podemos afirmar que essa iniciativa há mais de seis anos atua também na redução de custos na ponta para o poder público. E isso é muito bom para todos.



Elvina Gemaque Taveira - Desembargadora e coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar
Com o advento da Lei Maria da Penha em 2006, a legislação brasileira avançou no combate à violência doméstica. A legislação já é suficiente. Resta-nos continuar conscientizando homens e mulheres de seus direitos e deveres, que é o que fazemos nas campanhas “Justiça pela Paz em Casa”, do Conselho Nacional de Justiça para consecução de palestras voltadas para a violência doméstica e familiar em parceria com Pro Paz e Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), para alcançar um maior número de pessoas.


Izabela Jatene - Secretária extraordinária de Integração de Políticas Sociais
Em primeiro lugar, é uma grande possibilidade de alcançar um público para o qual, muitas vezes, não temos a oportunidade de falar. Quando o Sinduscon-PA entra nessa parceria, a gente fala a um número muito significativo de trabalhadores. Pessoas que, se não têm essa realidade no seu lar, têm familiaridade com essa realidade na vida de um amigo, no seu bairro... A pessoa percebe essa situação que está ocorrendo e que é muito frequente na vida das pessoas e das famílias. A gente precisa diminuir essa frequência. A partir do momento em que chegamos a esse público, que são os trabalhadores, levamos uma mensagem que eles também vão poder retransmitir nos seus universos familiares, de bairro e de amigos.



Jorge Bittencourt - Presidente do Pro Paz
No momento em que vivemos, a sociedade tem que compreender que qualquer ato de violência – seja contra a mulher, por meio de violência doméstica ou sexual ou contra a criança, de maneira física ou pelo trabalho infantil – é grave. Temos que mobilizar e sensibilizar a sociedade para um grande pacto. Se você for acessar os dados de violência contra a mulher e a criança, 66% desses fatos ocorrem dentro de casa, onde o Estado não está presente. Então é preciso trabalhar juntos, ter a oportunidade de chegar aos canteiros de obras, como fizemos por meio do Sinduscon-PA. Torna-se essencial trabalhar com esses homens e mulheres, não como potenciais agressores, mas na condição de potenciais difusores dessa nova reflexão preventiva para cuidar da sua família, disseminar aos seus amigos e outros familiares. É inovador a gente chegar às empresas e sindicatos, aos canteiros, conversar com os trabalhadores. É uma nova forma de dialogar, de quebrar barreiras.



Dário Lemos - Superintendente do Sesi e diretor regional do Senai
Como parceiros indissociáveis do Construção Saudável, temos acompanhado a evolução, alcance e resultados desse projeto de grande importância para o segmento da construção em nosso Estado. Estamos satisfeitos pela aliança firmada em favor de um serviço de prevenção pela saúde e, num aspecto mais amplo, a qualidade de vida de trabalhadores, que sem dúvida representam o coração do setor. O Sinduscon-PA pode contar conosco para quaisquer outras ações futuras.


Andrei Corrêa Morgado - Presidente da Ademi-PA
A cidadania é o cerne do projeto Construção Saudável do Sinduscon-PA. Seu propósito e ações estão inteira e exclusivamente voltados para os trabalhadores, que são a razão da existência de tal iniciativa, a qual precisa ser valorizada e mais reconhecida como um exemplo a ser replicado no setor em todo o País. Com esse projeto todos ganham, em especial por sua importância, pela grandeza.”

 


Sr. Aguinaldo do Carmo Alcântara-Presidente FETRACOMPA
" É de suma importância porque se refere aos trabalhadores. A metodologia que estão aplicando neste projeto, a forma de condução é importante demais, que é ouvir os trabalhadores, que é ouvir aquele que realmente necessita do esclarecimento da educação a respeito do conteúdo que se está colocando no projeto."

 


Luiz Gonzaga Ferreira Lima- Encarregado de Almoxarifado.
" A partir dessas palestras o trabalhador vai ter um conhecimento maior que realmente precisa ter um conhecimento melhor da vida da construção civil ao quais muitos não conhecem, sobre alimentação, sobre doenças criadas dentro da construção civil, doenças que eles criam fora da construção civil na casa deles, nas ruas, nos ônibus fechados através da respiração de um de outro, então esse é um conhecimento que vem pra enriquecer ele e a família dele."

 


Sr. Antônio Fonseca- Secretário Geral da FETRACOMPA.
"A parceria será muito importante pra nós da federação e dos sindicatos filiados levar esse projeto ao interior do estado, principalmente aquele interior que está muito longe da capital, muitos municípios são longe da própria entidade sindical e a importância é muito grande pra o desenvolvimento e a prevenção da saúde, da segurança pra evitar acidentes e evitar às próprias doenças".

 


Sr. Roberto Paes - Diretor Técnico do Núcleo de Promoção a Saúde (SESMA).
" É muito importante a parceria com o projeto Construção Saudável exatamente porque a gente
necessita estender as ações preventivas para as instituições de classe, é muito interessante porque o Sinduscon-PA trabalha com uma população carente de informações, desse conhecimento.

Dentro de nossas estratégias de prevenção, estabelecer parceria com o Sinduscon-PA é fundamental pra que a gente possa fazer esse compartilhamento dessas informações para se evitar doenças sexualmente transmissíveis".

 


Sr. José Divino da Silva - carpinteiro.
Trabalhador reunido com a família falando sobre os cuidados do diabetes, um dos temas da palestra recebida no canteiro de obras.

 


Dr. Fabrizio de Almeida Gonçalves- Empresário.
"O projeto Construção saudável veio casar com o pensamento de nossa empresa, funcionário saudável e ambiente saudável, tem como resultado obra produtiva, então a empresa só tem a ganhar aderindo ao projeto".

 


Dra. Elis Regina- Engenheira de Segurança do Trabalho.

"É importante o projeto Construção Saudável porque depois das palestras os trabalhadores sempre comentam sobre o tema abordado, eles sempre dão esse retorno, e sugerem outros assuntos, comentam entre eles e perguntam quando será a próxima palestra."

 


Dr. Cassio Oliveira Araújo-Gestor de Obras.
Tem muitos assuntos que convivemos no dia a dia e esse projeto vem orientar o trabalhador e isso evita que não tenhamos uma redução em nossa obra por advento de problemas de saúde. A gente percebe que a partir das palestras os trabalhadores adotam essa prática com essa orientação”.

 


Sr. JOILSON – Portico Utinga.
Sr. Joilson fala para seu filho Paulo e neto Junior dos cuidados que aprendeu sobre como combater a dengue e cultivar hábitos saudáveis de alimentação, e usa as cartilhas do projeto para repassar o conhecimento em casa para sua família.

 


Nazareno Ferreira-Carpinteiro-Quadra Engenharia LTDA
"Nós trabalhadores do setor da construção temos poucas instruções e gostamos muito do Construção Saudável, porque não temos acesso a essas informações. Dificilmente vamos vai ao médico, então essa palestra veio contribuir. Hoje muitas coisas que eu não sabia agora passei a conhecer, graças à palestra do Projeto, como prevenir algumas doenças, os tipos de doenças e até mesmo como tratar procurando um médico para nos orientar."

 


José Tadeu-Engenheiro Civil-Quadra Engenharia LTDA
"É de grande valia a palestra devido à conscientização deles para a mudança de hábitos, porque muitos na hora de suas refeições acabam exagerando no sal, açúcar com isso a palestra fez com que eles tomassem noção do que é benéfico para a saúde deles, vai ajudar bastante pra eles e vão levar para dentro de suas residências o que é saudável."

 


Valdir Vasconcelos-Técnico de Segurança do Trabalho-Quadra Engenharia LTDA
"As palestras do Projeto vão ajudar muito na qualidade de vida dos trabalhadores, e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores irá influenciar diretamente na produção no canteiro de obra, e o trabalhador bem informado é sempre bom.
Isso traz um resultado positivo para a empresa, com as informações o trabalhador adoece menos, tem uma alimentação mais adequada e acaba faltando bem menos no trabalho, o trabalhador mais consciente produz melhor."

 


Alberto Alexandre dos Santos- Técnico em Segurança do Trabalho e Secretário de Saúde do Trabalho da FETRACOMPA.
"Todo o projeto nessa área que trata de saúde e segurança do trabalho da construção civil ele é visto com bons olhos por todos nós, que também desenvolvemos esse trabalho. Um projeto esse ajuda no desempenho das nossas funções e torna mais sociável o ambiente de trabalho.
Quanto a sua interiorização, vai ganhar uma dimensão muito maior na qualidade da prestação desses serviços, não só para as empresas, mas para os trabalhadores."

 


Antônia Arcângela
"O projeto Construção Saudável, leva ao trabalhador todas as informações que ele pode absorver de bem, como na saúde e de direito. Nós do sindicato elaboramos um projeto que também atende esses colaboradores. Através de pesquisa sentimos a necessidade de levar para a classe a parte preventiva e daí surgiu à ideia desse projeto."

 


Antônio Carlos Clementino Ribeiro-Presidente do Sindicato de São Miguel do Guamá.
"Percebi que nós estamos elaborando um projeto que também é voltado a educação para o trabalhador. Na palestra de interiorizar do Construção Saudável, percebi o quanto foi importante ter participado, viemos com o proposito de fortalecer nosso projeto para o município de São Miguel. "

 

Gilmar de Oliveira Corrêa-Segundo Secretário do Sindicato de Salinas.
"O Projeto Construção Saudável é um projeto importante no qual agente precisa levar para a construção civil da nossa localidade porque fala de saúde e segurança do trabalhado com certeza será bem absolvido e aceito em Salinas."

 


Feliznaldo Lisboa Soares- Presidente do Sindicato de Moju.
"Esse projeto já deveria existir a mais tempo, nossos municípios são bem carentes desse tipo de palestras e avisos, eu acredito que em breve esse projeto estará dentro do município de Moju e vai ser uma força muito grande."

 


Raimundo do Porto Nery Carneiro- Carpinteiro-. Paulitec
"A palestra é importante porque esclarece e amplia nossos conhecimentos. Compartilho o que aprendo com meus familiares." 

 


Altair Tortola Burlamaque- Engenheiro de Produção-Paulitec
"Os temas são maravilhosos e de grande importância, a mais importante é o tema da prevenção das doenças, o colaborador está cada dia mais informado e buscando cada vez mais se atualizar.
Temos contato direto com o mestre de obras, que comentam que após as palestras os trabalhadores discutem nos canteiros de obras os temas abordados e os mesmo levam as informações para suas casas. É um retorno muito bom."

 

Wayne Carvalho Costa - Marko Engenharia

 “Muita gente não tinha conhecimento sobre esses vírus zika, além da febre chikungunya e a dengue. A palestra foi bem esclarecedora, com informações importantes, para que possamos ter mais cuidados em nosso local de trabalho e em nossa casa”.

 

Dora Oeiras - Setor Rh, - Marko Engenharia

“Acho excelente essa parceria, o Sinduscon é da nossa área e vem trazendo palestras que contribui e muito com os nossos colaboradores”.

 

 Carla Socorro Gomes de Lima - Técnica em Segurança do Trabalho - Marko Engenharia

“É bastante gratificante pra nós ter essas palestras, principalmente na área de prevenção e agora com o apoio de vocês ficou ainda melhor”.

 

Lorena Janaina Silva Miranda - Engenheira Civil - Marko Engenharia

“Eu acredito na fortificação da construção civil, pra que agente tenha mais informações, principalmente em relação à saúde do trabalhador que hoje agente vive no mundo cheio de percalços, doenças vem aparecendo, a segurança ela ainda precisa de mais apoio, e como nós temos trabalhadores que ainda não tem uma cultura prevencionista, principalmente aqui na capital, agente precisa desse apoio de parcerias para que possamos fortalecer nossas relações e de conhecimento, nada melhor que a comunicação pra que o trabalhador possa ter mais informações”.

 

Cláudio Soares-Gerente de Contrato - Consórcio BRT-Belém

“Nossa pareceria com Sinduscon-PA, é perfeita, buscamos sempre esse apoio, inclusive com a prefeitura e Sesma com o intuito de juntarmos aqui e realizarmos essas campanhas. A Obra é muito grande temos muitos funcionários, então quanto mais parcerias, é bom para a cidade, empresa, trabalhadores, é bom pra todo mundo”.

 

Antônio Alberto Botelho - gerente dos setores de segurança de medicina do trabalho e meio ambiente - Consórcio BRT-Belém

“As palestras beneficiam diretamente os trabalhadores, fazendo com que eles se conscientizem da importância de prevenção e dos cuidados que cada um deve ter, todas as informações absorvidas fazem com que olhem com mais cuidado para a própria saúde como um todo”.

 

Daiane Praxes – Motorista - Consórcio BRT-Belém

“ É muito bom ter esse tipo de palestras, eu gosto porque tiramos dúvidas também além de obtermos mais conhecimento na área de saúde. E toda essa informação aqui mesmo no meu trabalho. Todo o conhecimento adquirido aqui levamos para as nossas casas”.

 

Jordem Nascimento Farias - Ferreiro armador - Consórcio BRT-Belém
“ As palestras são oportunas, sabemos que esse mosquito da dengue vem matando muitas pessoas, pais de famílias e isso é muito triste”. Tendo conhecimento, podemos levar para as nossas casas e comunidade”.