Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 09- nº 79/ Março / Abril 2012

Construção Saudável: Campanha ensina como identificar e prevenir doenças

Dengue, hanseníase e tuberculose. Três doenças que estão presentes no dia a dia da população, mas que podem ser facilmente identificadas e prevenidas. Esse é o objetivo da Campanha Construção Saudável, que segue durante este ano realizando novas palestras para diversos colaboradores do Setor da Construção paraense.

Desde o início de março até o final de abril, as palestras aconteceram em 16 canteiros de obras em oito empresas construtoras paraenses e contaram com a participação de 639 trabalhadores, que aprenderam sobre sintomas, o tratamento e a prevenção dessas três doenças.

Entre os participantes estava o pedreiro Valmir Santos, que há tempos desejava tirar suas dúvidas sobre os sintomas da tuberculose e da hanseníase.

“Eu não sabia como identificar essas doenças e quais eram as formas de tratamento. E graças á palestra pude me informar sobre elas. Achei a Campanha excelente, pois aprendemos bastante, principalmente como nos prevenir”, opina Valmir. Sempre ao final da palestra o público recebe uma cartilha com 12 páginas, contendo as informações abordadas. Totalmente ilustrado, o material explica os sintomas, o tratamento e a prevenção da hanseníase, da dengue e da tubérculos e, ainda, indica onde encontrar o tratamento.

Coordenado pela médica Maria Antonieta da Costa, e ministrada por uma técnica de enfermagem, a Campanha Construção Saudável segue durante os próximos meses realizando palestras em novos canteiros de obras de várias empresas do Setor.

Já no segundo módulo do Projeto, os temas abordados serão: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), alcoolismo e tabagismo. Esses foram os assuntos mais solicitados pelos trabalhadores