Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 08- nº 82/ Julho 2012

Palestras instruem sobre prevenção de acidentes e doenças no trabalho

No mês de julho, os educandos que fazem parte dos cursos realizados pelo Sinduscon-PA em parceria com a Seter, participaram de duas palestras realizadas, no colégio Orlando Bittar. As palestras aconteceram nos dias 20 e 27 de julho e abordaram temas voltados para a prevenção de acidentes no trabalho e prevenção das doenças: dengue, hanseníase e tuberculose. Cada apresentação contou com um público de mais de 100 educandos.

 A primeira palestra que aconteceu dia 20, foi ministrada pelo Engenheiro de Segurança do Sinduscon-PA Jorge Machado. O palestrante explicou sobre diversas atitudes erradas que põem em risco os trabalhadores durante as suas atividades. Entre essas atitudes estão o não uso ou o uso incorreto dos equipamentos de segurança, a falta de orientação e de capacitação e o uso de equipamentos danificados.
“Cabe ao empregado utilizar o equipamento de proteção individual apenas para finalidade a que se destina, comunicar ao empregador qualquer alteração que o tome impróprio para uso e cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado do equipamento”, ressaltou o engenheiro.

Durante a palestra, o engenheiro abordou também os riscos de contaminação por doenças, caso os trabalhadores não tomem medidas de prevenção necessárias. Entre as doenças, Jorge Machado falou sobre o tétano e a leptospirose, abordando quais os sintomas, as formas de contágio e as prevenções. Além de explicar sobre as doenças associadas aos riscos ergonômicos, como compostura inadequada, carregamento excessivo de peso e a imposição de ritmos que utilize luvas para não se contaminar”, ressaltou.

Para o educando Carlos Costa, que participa do curso de ferreiro, o tema que mais chamou atenção na palestra foi a contaminação de doenças que os trabalhadores estão expostos. “É muito importante nós aprendermos a como nos prevenir das doenças durante o trabalho nas obras. Vou repassar aos meus companheiros todas as informações que adquiri”, disse Carlos.

Já no dia 27 de julho, os educandos participaram da palestra da Campanha Construção Saudável. A técnica de enfermagem, Rafaelly Miranda, explicou sobre o contágio, os sintomas  o tratamento e a prevenção das doenças: dengue, hanseníase e tuberculose. Ao final do evento o público recebeu a cartilha da Campanha  contendo as informações abordadas.