Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 08- nº 89 / Fevereiro 2013

Campanha Construção Saudável continua

Prevenir os trabalhadores do setor da construção civil de doenças como dengue, hanseníase e tuberculose. Esse é o foco da Campanha Construção Saudável, um trabalho educativo com a finalidade de informar o colaborador sobre os sintomas, controle e locais onde fazer tratamentos contra essas patologias, comuns em nossa região.

As palestras são realizadas desde 2011, ano em que a campanha foi idealizada pelo setor médico do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon/PA). Atualmente, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério Público do Estado do Pará (MPE), mais de cem canteiros de obras de 61 construtoras paraenses já receberam a Campanha Construção Saudável. Mais de seis mil trabalhadores foram orientados a como se prevenir dessas três doenças que podem ser facilmente identificadas.

Ao final das palestras, o público recebe cartilhas ilustradas que contêm as informações didáticas sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção da hanseníase, dengue e tuberculose, além de indicar onde encontrar tratamento no Pará.

Segunda fase do projeto - Coordenado pela médica Kátia Regina Cordovil de Almeida, a Campanha Construção Saudável segue durante os próximos meses com a realização de palestras e a distribuição de cartilhas em novos canteiros de obras, de várias empresas do setor.

Uma pesquisa feita pelo setor médico do Sinduscon/ PA com os participantes da campanha no ano passado detectou que as doenças que despertam maior interesse de colaboradores e parceiros são: alcoolismo, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e tabagismo. Portanto, elas serão as patologias abordadas no segundo módulo da Campanha Construção Saudável.

O técnico de segurança Paulo Oliveira, da empresa Urbana Engenharia participa da Campanha Construção Saudável. “O Sinduscon/PA sempre atendeu a gente com informações. As palestras são sempre muito produtivas. Essas informações são importantes, tanto para gente quanto para os colaboradores. Às vezes, achamos que sabemos de tudo, quando ainda temos muita coisa para aprender”, afirmou.

As palestras são gratuitas e agendadas de acordo com a disponibilidade das construtoras. A empresa interessada em aderir à Campanha Construção Saudável, deve preencher uma ficha cadastral disponível no site do Sinduscon/PA (www.sindusconpa.org.br) e enviá-la ao sindicato para aprovação do cadastro.