Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 08- nº 95 / Agosto 2013

Central de Serviços do Sinduscon-PA oferece novo serviço de saúde

Em parceria com a Audiomed, sindicato oferece serviços de diagnóstico rápido e consultas especializadas aos trabalhadores da construção civil.
No canteiro de obras, o trabalhador da construção civil é o agente central no funcionamento do setor. E para resguardar a saúde desses trabalhadores, no último dia16, o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-PA) implementa um importante serviço de diagnóstico rápido e consultas médicas a baixo custo que estará à disposição das empresas e colaboradores do setor.

Em um espaço novo e equipado, além de consultas de rotina, serão oferecidos serviços como audiometria, elaboração e coordenação de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO),entre outros atendimentos. Em parceria com a Clínica Audiomed, empresa com dez anos de trajetória, os atendimentos serão realizados por médicos e engenheiros especialistas em segurança no trabalho. “Investir no colaborador, na sua saúde, na valorização do seu trabalho é com certeza um investimento com retorno garantido.

Observo que muitas empresas acham que gastar com a saúde do trabalhador é um custo, porém, essa perspectiva é um equívoco. A empresa moderna cria ações para o bem estar, promovendo a satisfação do funcionário no local de trabalho, e, consequentemente, o aumento de produtividade”, destaca Nelson Vasconcelos, administrador da Audiomed.

Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 2.900 trabalhadores foram atendidos na Central de Serviços do Sinduscon-PA, que agora firma parceria com a Audiomed em busca de oferecer mais e melhores serviços de saúde aos trabalhadores do setor.

Para a gestora da Central de Serviços do Sinduscon-PA, a parceria com a Audiomed representa uma evolução dos serviços que beneficiam o Setor da Construção e os trabalhadores que nele atuam. “A atenção em saúde e segurança do trabalhador é uma prioridade deste sindicato há anos e, por isso, já proporcionou atendimentos especializados, implementação de programas, qualificações, dentre outras ações. Esse novo passo representa novos investimentos em celeridade, qualidade e preço justo”, avalia Eliana Veloso.

Com o serviço, a expectativa é que 1.400 atendimentos sejam realizados por mês na Central de Serviços, que tem como diferencial o cumprimento às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, próximo passo do Sinduscon-PA é aliar programas de saúde do trabalho ao projeto Construção Saudável, que trata da educação do trabalhador em temas relacionados a sua saúde. “O resultado dessa ação é a redução de doenças, inclusive ocupacionais, reduzindo o absenteísmo e acidentes no trabalho”, destaca Eliana Veloso.