Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 09- nº 100 /Janeiro 2014

Palestras educativas sobre saúde beneficiam centenas de trabalhadores

No mês de dezembro, 272 trabalhadores parti­ciparam do projeto Construção Saudável, promovido pela Central de Serviços do Sinduscon-PA, em quatro canteiros de obras de Belém.
Colaboradores da Âncora Construtora & In­corporadora receberam a palestra no canteiro do Condomínio Costa Dourada, obra situada no bair­ro Parque Verde. Dezesseis trabalhadores foram diretamente beneficiados pelas informações sobre o tabagismo, alcoolismo e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Dalva Santos, que compõe o quadro de técni­cos em segurança do trabalho da construtora, desta­cou a importância da ação desenvolvida pelo Sindus­con-PA. “A palestra é uma ferramenta de alto impacto de motivação e conhecimento para os trabalhadores. A parceria conosco fortalece mais o projeto Constru­ção Saudável, criando novas ações de estímulo às boas práticas para melhoria da qualidade de vida de seus associados”.

Noventa trabalhadores se reuniram para as­sistir a palestra promovida no canteiro do Edifício Ville Trois, obra situada na Travessa Angustura, bairro do Marco. Wanderson Marinho, técnico em Segurança no Trabalho da Construtora Bruno Miléo, acredita que a palestra tem um impacto direto na saú­de do trabalhador.

“A empresa deve ter a responsabilidade e com­prometimento em zelar pela saúde, a segurança e a integridade física do colaborador. Nossa intenção é esti­mular os trabalhadores a entenderem que a saúde não depende só da segurança no canteiro, mas também da sua vida social e familiar”, avalia.

Outra empresa parceira foi a Status Construções, que atendeu 77 colaboradores no canteiro do Edifício Sede, obra situada na Rua Aristides Lobo. A técnica de segurança no trabalho Regina Costa dos Santos, bus­cou a parceria com o Sinduscon-PA como estratégia para reduzir o alto índice de falta dos trabalhadores.

A Freire Mello também recebeu a ação no cantei­ro de obras da Ilha de Rhodes, obra situada na Rua 3 de maio. Entre os 89 trabalhadores beneficiados pelo pro­jeto, Alex Ferreira aprova a ação. “É importante a gente tirar um tempo para entender que é importante cuidar da saúde, para perceber que hábitos podem realmente prejudicar a gente e o nosso desempenho no trabalho.