Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 09- nº 104 /Maio 2014

Projeto ultrapassa a marca de 500 colaboradores atendidos em maio

Durante os meses de abril e maio, o projeto Construção Saudável foi responsável pela conscientização de 520 operários da construção civil na Região Metropolitana de Belém. As palestras chegaram a cinco canteiros de duas empresas: Terraplena e Consórcio LMC, e dois módulos foram ministrados.

O primeiro abordou as temáticas, dengue, hanseníase e tuberculose; o segundo esclareceu dúvidas a respeito de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), tabagismo e alcoolismo. Ainda em abril, nos dias 29 e 30, o canteiro do edifício Matriz da Terraplena, no Distrito Industrial de Icoaraci, recebeu as palestras nos módulos I e II do Construção Saudável. Ao todo, 272 colaboradores receberam instruções. Rita Barbosa, coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da obra, acredita que a satisfação dos funcionários da Terraplena é fundamental e, por isso, acha importante a parceria com o Sinduscon- PA.

“Estamos proporcionando conhecimento que contribui para a mudança de hábitos e que dão bem-estarfísico e mental ao trabalhador”, explica. A Terraplenagem ainda teve mais outras duas obras atendidas pelo projeto. No dia último 14, na Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa), no bairro do Guamá, 45 operários foram orientados sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), tabagismo e alcoolismo. No dia 23, na Coleta de Resíduos Sólidos de Belém (DCRS), na Travessa Vileta, bairro do Marco, foram beneficiados 77 colaboradores na palestra sobre dengue, hanseníase e tuberculose. Depois, no dia 30, outros 94 funcionários participaram do módulo II (DST, tabagismo e alcoolismo), no mesmo local.

O assistente de técnico de qualidade da Terraplena, Hernann Moraes, revela que “o trabalho desenvolvido pelo Sinduscon-PA junto às empresas parceiras
por meio do projeto traz inúmeros benefícios aos trabalhadores”. “É essencial para os funcionários. O Construção Saudável proporciona o crescimento educacional a eles, além de desenvolver formadores de opiniões”,
salientou.

O Consórcio LMC solicitou, junto à Central de Serviços do Sinduscon-PA, palestra para 32 operários que trabalham no canteiro do Residencial Almir Gabriel, em Marituba. A equipe do Construção Saudável foi recebida no dia 9 de maio pelo técnico em Segurança no Trabalho da obra, Ricardo Santos. No local, foi ministrada palestra do módulo I.