Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 09- nº 106 /Julho 2014

Completando três anos, Construção Saudável ultrapassa 10 mil participantes

Uma das maiores realizações da última gestão do Sinduscon-PA, o projeto Construção Saudável completa três anos neste mês de julho, com números que comprovam o seu êxito. Foi ultrapassada a marca de 10 mil colaboradores da construção orientados em mais de 160 palestras.

Desde seu lançamento, profissionais em saúde no trabalho frequentam canteiros de obras ao redor do estado apresentando os cuidados necessários para a prevenção de doenças infectocontagiosas ou crônicas – como o tabagismo – que interferem na qualidade de vida do indivíduo e também da coletividade.

“Quando iniciamos esse projeto há três anos, mostramos que a saúde do trabalhador é sempre algo muito importante para nós, assim como deveria ser em qualquer setor. Essas palestras fazem com que os colaboradores fiquem mais conscientes dos cuidados que precisam ter com o corpo e com a mente. Para as empresas, significa funcionários mais satisfeitos e mais produtivos”, explicou Marcelo Gil Castelo Branco, presidente do Sinduscon-PA.

Qualquer empresa do setor pode solicitar a palestra, sendo necessário apenas entrar em contato com a Central de Serviços do Sinduscon-PA. Assim que agendada, uma equipe de especialistas em saúde no trabalho é encaminhada ao local, explicando os malefícios das doenças. São dois módulos de apresentações: o primeiro com os temas, dengue, hanseníase e tuberculose; e o segundo é sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), alcoolismo e tabagismo. “É importante ver um órgão de classe se preocupando com o desenvolvimento do trabalhador.

O Sinduscon-PA está sempre ofertando palestras, cursos e orientações aos colaboradores. Isso facilita a vida das empresas”, conta Luis Gomes, gerente do Consórcio Amazônia, responsável pela obra de construção do Ginásio Poliesportivo apelidado de “Mangueirãozinho”,que fica anexo ao Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Mais de 400 operários trabalham apenas nesta obra.

A Quadra Engenharia é uma das empresas que constantemente requisita as palestras em seus canteiros. Na visão de Carlos Penin, coordenador técnico de segurança do trabalho da empresa, o investimento na qualidade de vida dos trabalhadores está crescendo. “A saúde e a segurança no trabalho tem se tornado um tema bastante discutido, e tende a ser cada vez mais relevante para as empresas, como forma de discussão quanto à prevenção de acidentes e doenças, perdas ou redução de mão de obra e, acima de tudo, estratégia de crescimento empresarial, lucros e manutenção de qualidade”, explica.

Desde o início, a Ademi-PA é uma das parceiras do Sinduscon-PA no projeto. O diretor executivo Edson Guerreiro acredita na valorização da relação entre empresa-funcionário e exalta os números alcançados.

“A importância da parceria do Sinduscon- PA com as construtoras no campo da educação e da saúde está expressa no número de 10 mil trabalhadores que já frequentaram as palestras, com reflexos no nível de satisfação e na auto-estima dos trabalhadores, que passaram a se sentir mais preparados para realizar suas tarefas, com menos esforço”, salientou.