Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 09- nº 108 /Setembro 2014

“Construção Saudável” agrada empresas com palestras de prevenção

Em setembro, o programa “Construção Saudável” realizou palestras em três canteiros de obras e atendeu 181 participantes. As empresas Techcasa Incorporação e Construção e a Polienge Engenharia solicitaram, pela primeira vez, a visita em seus canteiros. E a City Office completou o ciclo de módulos oferecidos pelo programa, solicitando o módulo I, que enfoca a dengue, hanseníase e tuberculose.

A palestra na obra “Vitta Office” e “Vitta Home”, da Techcasa, alcançou 115 participantes e foi a principal responsável por esses números. Segundo Renato Freitas, responsável pelo canteiro, levar esse tipo de informação para os colaboradores contribui para o desenvolvimento pessoal de seus profissionais e demonstra a importância de investir nesse tipo de iniciativa. “Trabalhos como esse ajudam a mudar a visão de que a empresa só visa produtividade. Mostra que ela também quer que o funcionário tenha acesso a assuntos que podem trazer benefícios a sua vida pessoal e profissional”,explica.

Compartilhando da mesma opinião, o engenheiro de Segurança do Trabalho da Polienge, Hernanes Martins e Silva, considera que o Sinduscon-PA segue no caminho certo quando promove o entrosamento entre a administração da empresa e seus colaboradores das frentes de trabalho. “A parceria do Sinduscon-PA com as construtoras deve ser entendida como uma necessidade de ajustes. Da mesma forma, agrega a mão de obra com as oportunidades de melhoria de condições de trabalho, torna cada vez mais os ambientes de trabalho salubres e os trabalhadores conscientes”, disse ele.

Nessa primeira visita ao canteiro “Viver Pratinha”da empresa Polienge Engenharia, 33 participantes receberam a palestra do Módulo II, que trata de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tabagismo e alcoolismo. Cada um deles ganhou uma cartilha explicativa elaborada pela equipe do Construção Saudável e também preservativos, doados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Casa Dia - Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas.

Após receber o Módulo II, o canteiro de obras City Office solicitou o módulo I para seus 33 colaboradores e que alerta sobre doenças relacionadas ao ambiente. “É importante a divulgação desses conhecimentos para evitar ausências e diminuição de produtividade, mas, acima de tudo, para evitar perdas de vidas”, afirma Gustavo Muraro Aires, responsável pelo local.

Para solicitar as palestras basta entrar em contato com a Central de Serviços do Sinduscon-PA pelo e-mail capacitacao@sindusconpa.org.br ou por meio do telefone 3241-8383.