Construção Saudável - Informativo

Boletim Informativo- Ano 10- nº 111 /Dezembro 2014

Construção Saudável participa das Sipats em construtoras

No período de outubro a novembro o Programa Construção Saudável, da Central de Serviços do Sinduscon-PA, promoveu palestras para 1.678 colaboradores. O resultado expressivo deve-se, principalmente, à participação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

No mês de novembro, duas Sipats solicitaram as palestras gratuitas dos módulos I (que trata sobre Dengue, Hanseníase e Tuberculose) e módulo II (sobre doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e alcoolismo). Participaram das ações 570 pessoas do Consórcio Amazônia no canteiro de obras do Ginásio Poliesportivo do Mangueirão, e 312 pessoas da Freire Mello Engenharia na obra Ilha de Rhodes.

O presidente da Cipa e técnico em edificações do Consórcio Amazônia, Raul Costa Reis, acredita que as palestras do Construção Saudável e o tema escolhido para a Sipat, “Participar na prevenção é evoluir na qualidade”, se complementam.  “Já temos uma parceria com o programa e o Sinduscon-PA auxilia no desenvolvimento de políticas internas de saúde ocupacional que tornam acessíveis aos trabalhadores informações confiáveis sobre saúde”, pontuou.

Também receberam palestras do Módulo II, no mesmo período, 188 colaboradores na obra Shopping Bosque Grão-Pará, da CMM Engenharia, e 479 na obra Torres Dumont, da Leal Moreira, que além das cartilhas sobre o tema ganharam preservativos, doados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Casa Dia, por conta das palestras sobre DST’s.

Em outubro, o programa atendeu duas construtoras na Região Metropolitana de Belém, capacitando 129 colaboradores. No canteiro de obras do Viver Pratinha, da Polienge Engenharia, foram distribuídas 112 cartilhas elaboradas pela equipe do Sinduscon-PA que abordava as patologias do módulo I. A Engenorte Engenharia priorizou os colaboradores do setor administrativo, solicitando a palestra do módulo II no escritório para 17 pessoas.

Foram as orientações abordadas nas palestras – como sintomas, meios de contágio, o que fazer para prevenir e onde recorrer caso alguém seja diagnosticado com uma delas – que motivaram a técnica de segurança no trabalho do Viver Pratinha, Sildene Maia, a convidar a equipe do Sinduscon-PA. Ela é enfática. “A parceria serve para unir os interesses de proporcionar informação e trabalhar a conscientização de todos”, justifica Maia.