Construção Saudável - Informativo

BOLETIM INFORMATIVO - ANO 10 - Nº 118/JULHO 2015

Módulo III do Construção Saudável inaugura com grande procura

Ao completar quatro anos em execução, o Projeto Construção Saudável inaugurou o seu Módulo III de palestras. O intuito do programa é ofertar informações sobre saúde que melhorem a qualidade de vida dos trabalhadores do setor da construção no Pará. Em julho, o tema desse módulo ministrado nos canteiros de obras pelos profissionais do Sinduscon-PA foi “Doenças crônicas: lombalgia, hipertensão e diabetes”, escolhido após votação entre os próprios colaboradores.

Ao longo do mês, as palestras foram realizadas em seis canteiros de obras de cinco empresas construtoras do Estado. Somadas, elas contaram com a participação de 685 trabalhadores. Eles foram orientados a respeito dos sintomas das doenças, seu tratamento e técnicas de prevenção. Além do módulo III, alguns canteiros ainda receberam palestras dos módulos I (dengue, hanseníase e tuberculose) e II (DSTs, tabagismo e alcoolismo).

Um dos primeiros canteiros a receber o novo programa foi o da Citing Way, na Travessa Angustura, após solicitação da Sinergy Incorporadora. A palestra foi realizada no dia 14 de julho para 66 colaboradores. Luciney Santos, engenheira responsável pela obra, explicou que levar a equipe do Sinduscon-PA ao local serviu para “mostrar aos colaboradores que a empresa se interessa em todo tipo de conhecimento e se preocupa com a saúde de seus funcionários. As palestras do Construção Saudável promovidas pelo sindicato fazem com que isso ocorra de forma ainda mais eficaz”, afirmou.

Dando continuidade na agenda de palestras do módulo III, 171 trabalhadores da empresa Senenge Construção Civil e Serviços receberam orientações no dia 15, no canteiro do novo salão de eventos da Assembleia Paraense, localizado no bairro do Souza, e no dia 22, no canteiro da Telecom, dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá. Outro local que recebeu a equipe do Sinduscon-PA para a execução do módulo III foi a obra do Bourbon Residense, projeto imobiliário da Record e da Rotsa Incorporações. No dia 23 de julho foram 69 trabalhadores participantes da palestra.

No canteiro do La Place Residente, localizado na Rua dos Tamoios, da Urbana Engenharia, foram dois dias de apresentação. Devido ao grande número de trabalhadores, as palestras foram divididas em dois dias: 2 e 3 de julho. Foram 180 trabalhadores orientados sobre os perigos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tabagismo e alcoolismo. “Gostei muito de todos os temas. Não conhecia algumas doenças. As palestras foram esclarecedoras”, afirmou Marivaldo da Silva, de 36 anos, que trabalha onze meses como pedreiro na empresa.

http://www.cbic.org.br/informativos/cbic-hoje/cbic-hoje-1270