Construção Saudável - Informativo

BOLETIM INFORMATIVO - ANO 10 - Nº 119/AGOSTO/SETEMBRO 2015

Projeto beneficia quase 1.400 profissionais em dois meses
O projeto Construção Saudável promoveu doze palestras em agosto e setembro, referentes aos módulos II e III, os quais alcançaram 1.395 trabalhadores nos canteiros de obras. Das quatro palestras realizadas em agosto, 148 colaboradores participaram do módulo II, que se refere doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e alcoolismo e 443 do módulo III, que enfoca os riscos e cuidados referentes à lombalgia, hipertensão e diabetes, consideradas doenças crônicas. Em setembro, foram 536 beneficiados pelo segundo módulo e 268 pelo terceiro.
As palestras foram aplicadas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa Mape Engenharia Ltda., ocorrida no canteiro de obras do Conjunto Habitacional Viver Primavera. Um dos participantes, Diego Costa Lima, 27 anos, afirmou: “Foram dois dias de muita informação, principalmente sobre saúde. As dinâmicas foram maravilhosas, aprendemos brincando”.
O responsável pela obra, Ricardo Marcos Vieira dos Santos, 37, acredita que os conteúdos auxiliam no desenvolvimento de políticas internas de saúde. “Participar na prevenção é evoluir na qualidade”, apontou, reconhecendo: “A iniciativa do Sinduscon-PA torna acessíveis informações confiáveis sobre saúde aos trabalhadores”.
Para o servente Thiago Jose Pacheco Lima, 25, a palestra foi esclarecedora: “Tive a oportunidade de conhecer essa doença que eu não entendia, agora sei o que são essas dores que venho sentindo e os riscos da diabete”, frisou ele, que atua na Urbe 01 Construções Ltda. “Gostei dos temas abordados. A palestra mostrou o risco que corremos, principalmente sobre tabagismo”, destacou Lucivaldo dos Santos Pinto, 46, servente da Sintese Engenharia Ltda.