Construção Saudável - Informativo

BOLETIM INFORMATIVO - ANO 10 - Nº 122/NOVEMBRO 2015

Palestras agradam trabalhadores

Com um total de 1.160 trabalhadores beneficiados de nove construtoras, foi realizado de 7 de outubro a 25 de novembro o ciclo de catorze palestras do projeto Construção Saudável sobre métodos de prevenção a diversas enfermidades em canteiros de obras de Belém. A iniciativa é da Central de Serviços.
Das oito palestras realizadas em outubro, 77 colaboradores participaram do Módulo I (dengue, hanseníase e tuberculose), 177 foram alertadas com instruções do Módulo II (DSTs, alcoolismo e tabagismo) e 152 do Módulo III (Doenças Crônicas: lombalgia, hipertensão e diabetes). Em novembro foram relacionados 123 trabalhadores com o primeiro módulo, 247 no segundo e 384 no terceiro, num total de seis palestras. O pedreiro Manoel Garcia, da empresa Paulitec Construções Ltda. desconhecia os sintomas da hipertensão. “Eu não tinha a menor ideia do que era”, confessou.
Cento e oitenta colaboradores da obra Shopping Metrópole Ananindeua, pertencente à Construtora SC2 Shopping Pará Ltda., assistiram a palestras dos três módulos durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) – de 13 a 15 de outubro. “Nós sabemos do grande índice de contaminação de dengue, tuberculose e Aids no Estado e valorizamos a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores”, afirmou a técnica de segurança do trabalho Silvana dos Santos. “Com o projeto do Sinduscon, nossos trabalhadores estarão mais informados. O conhecimento gera a mudança de hábitos tanto na vida profissional quanto na pessoal.”
Finalizando o ciclo de palestras, a Marko Engenharia e Comércio Imobiliário Ltda. solicitou no dia 25 de novembro a palestra “Doenças Crônicas: lombalgia, hipertensão e diabetes” (Módulo III), atendendo a 173 colaboradores. O servente Raimundo Evangelista Alves da Costa, ficou satisfeito com a temática. “Aprendi mais sobre essas doenças, e com certeza ficarei mais atento também. Vou aproveitar e orientar meus familiares”, garantiu.