Construção Saudável - Informativo

BOLETIM INFORMATIVO - ANO 10 - Nº 123/DEZEMBRO 2015

Sindicato lança campanha preventiva
Preocupada com o aumento de 51,60% dos casos de dengue no Pará, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Central de Serviços do Sinduscon-PA realizará a partir de janeiro, palestras preventivas específicas com campanha sobre a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus nos canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém (RMB). Nas ações, a Central terá a participação da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Sesma).
Segundo a Sespa, foram registrados no Estado 4.944 casos de dengue – em 2014 o número ficou em 3.261. Belém computa a maior quantidade de pessoas afetadas, com 1.201 registros oficiais. Cinco pessoas morreram neste ano, o mesmo total do ano passado.
Foram ainda identificados no Pará catorze casos importados de febre chikingunya e 42 pacientes com o zika vírus (veja quadro). Iniciado em 2011 e atendendo as necessidades das empresas quanto a iniciativas de conteúdo sobre a saúde dos trabalhadores, o projeto Construção Saudável segue durante o ano de 2016 realizando palestras em novos canteiros. Para agendá-las, contatos podem ser feitos pelos seguintes canais: csaudavel@sindusconpa.org.br e telefones (91) 3241-8383 / 98162-1664.

Palestras
Em dezembro, um total de 411 trabalhadores participaram do projeto Construção Saudável promovido pela Central de Serviços do Sinduscon-PA em quatro canteiros de obras de Belém. Neste mês, as palestras abordaram três grupos de temáticas diferentes.
No cômputo geral, 176 colaboradores da Roma Construtora Ltda. receberam nos dias 14, 15 e 18 de dezembro a equipe de palestrantes no canteiro Angelina Maiorana, obra situada no bairro da Pedreira, onde receberam orientações sobre dengue, hanseníase e tuberculose (módulo I) e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), tabagismo e alcoolismo (módulo II) e doenças crônicas: lombalgia, hipertensão e diabetes” (módulo III).
Quarenta e dois trabalhadores da construtora Freire Mello reuniram-se para assistir à palestra sobre DSTs, tabagismo e alcoolismo promovida no canteiro de obra Largo Verona, obra situada na Avenida Mário Covas, na entrada do Conjunto Satélite. A Quanta Engenharia reuniu 123 colaboradores no canteiro de obra Bossa Nova, que realiza suas atividades na Rua Mariano, no bairro Castanheira.