Construção Saudável - Informativo

BOLETIM INFORMATIVO - ANO 11 - Nº 124/JANEIRO 2016

Parceria é estratégia contra endemias

Uma “força-tarefa” para combater o Aedes aegypti – mosquito responsável pela transmissão do vírus zika, além da febre chikungunya e dengue - foi organizada nesse mês de janeiro pelo Sinduscon-PA em parceria com o Departamento de Vigilância à Saúde (DEVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e o Programa Municipal de Controle de Dengue (PMCD).
O acordo recentemente firmado e que já começou a levar palestras sobre as endemias aos canteiros de obras envolveu a gestora do projeto Construção Saudável, Eliana Veloso Farias, e Rute Leila dos Reis Flores, diretora do DEVS. A programação conjunta segue os mesmos moldes da metodologia que envolve os três módulos do projeto, com orientação preventiva, formando agentes multiplicadores e com foco na qualidade de vida.
Na nova palestra ocorrem diálogos com trabalhadores, distribuição de materiais de informativos e conscientização sobre os riscos dos criadouros do mosquito nos canteiros de obras espalhados da cidade. Colaboradores participaram da palestra em três canteiros de duas empresas paraenses, além de um escritório.

Lançamento
No dia 22 de janeiro foi lançada a “Edição Especial” – como foi intitulada a palestra específica do projeto Construção Saudável sobre dengue, zika e chikungunya – na empresa Marko Engenharia e Comércio Imobiliário Ltda. As orientações foram dadas no escritório e em dois canteiros de obras durante os dias 22, 26 e 28. No total, 739 trabalhadores receberam instruções sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti.
A palestra do dia 22 foi aplicada para 23 trabalhadores no escritório da empresa. Um total de 90 funcionários tiveram orientações dia 26 no canteiro da Smart Boulevard, localizado no bairro do Umarizal, região central de Belém. Dora Oeiras, que trabalha há doze anos no setor de Gestão de Pessoas, explicou que levar a equipe do Sinduscon-PA ao local “serviu para conscientizar melhor os colaboradores”.
“Acho excelente porque o Sinduscon é da nossa área, da nossa gestão e vem trazendo palestras que vêm contribuindo e muito com os nossos colaboradores”, reconhece ela. “Vivemos em um momento que precisamos estar cuidando dessa parte educativa. As palestras do Construção Saudável fazem com que isso ocorra de forma mais eficaz.”
No dia 28, no canteiro Rio Piave, no bairro do Umarizal, a palestra foi direcionada a 23 colaboradores. O porteiro Wayne Carvalho Costa, 30, morador no bairro de Icoaraci, afirmou: “Muita gente não tinha conhecimento sobre esse vírus”, destacou ele, referindo-se ao zika.
O Consórcio BRT-Belém também agendou a palestra de Edição Especial para 600 colaboradores no canteiro BRT, localizado na Avenida Centenário no bairro Mangueirão dia 29. Cláudio Soares, gerente de contrato do consórcio BRT-Belém, destacou a parceria.
“É perfeita, buscamos sempre esse apoio, inclusive com a Prefeitura, Sesma [Secretaria Municipal de Saúde] e Sesan [Secretaria Municipal de Saneamento]com o intuito de nos juntarmos aqui e realizarmos essas campanhas. A obra é muito grande, temos muitos funcionários. Então quanto mais parcerias é bom para a cidade, empresa, trabalhadores, para todo mundo”, constatou.