Construção Saudável - Informativo

BOLETIM INFORMATIVO - ANO 11 - Nº 126/MARÇO 2016

Palestras superam mil trabalhadores

A Central de Serviços do Sinduscon-PA totalizou dezesseis palestras dos quatro módulos disponíveis do projeto Construção Saudável nos meses de fevereiro e março, somando 1.156 trabalhadores participantes de doze empresas em treze canteiros. O Módulo Especial, que trata dos temas dengue, febre chikungunya e zika vírus foi que teve mais presença de público: 801, seguido do Módulo III com a abordagem “Doenças crônicas: lombalgia, hipertensão e diabetes”: 276 colaboradores.

O Módulo II – que enfoca Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabagismo e alcoolismo – registrou 46 profissionais beneficiados, enquanto o Módulo I, mais antigo do projeto, computou uma plateia de 33 pessoas interessadas em orientações acerca dos riscos e prevenções da dengue, hanseníase e tuberculose.

Com 398 trabalhadores distribuídos no canteiro de obras do Conjunto Residencial Viver Primavera, localizado no bairro Tapanã, em Belém, a Mape Engenharia Ltda. solicitou e recebeu dois módulos do projeto Construção Saudável na primeira e segunda quinzena deste mês de março. No dia 8, a construtora foi atendida com a palestra específica do recém-criado Módulo Especial para 197 funcionários. No dia 22, com a participação de 276 profissionais, a empresa ganhou orientações do Módulo II.

O técnico de Segurança do Trabalho Ricardo Santos, responsável pelo canteiro, disse que a Mape sabe da importância de investir em educação de saúde. “Funcionários mais informados sobre causa, consequência e prevenção das doenças crônicas significa maior qualidade de vida: eles se tornam mais produtivos nas atividades laborais”, entende ele, satisfeito com a receptividade e o interesse dos trabalhadores.

Com apenas 1 ano e oito meses na construção civil, Haleson Chermont Vieira dos Santos, 20, que pratica atividades com martelete, disse que gostou da palestra do Módulo III. “Principalmente na parte da lombalgia, porque sinto esse problema”, afirmou.

O pintor João Soares Pereira, 48, mais de 27 anos na profissão, disse que aprendeu mais sobre a importância da alimentação correta no mesmo módulo. Ele elogiou a parceria firmada entre Mape e Sinduscon- -PA para a realização da palestra. “Individualmente não teríamos condições de pagar”, avaliou.