Sinduscon-PA / 2015

Notícias

Construção valoriza trabalhadores e família

Postado em: 26/08/2016

Cerca de 3.500 trabalhadores do setor da construção já se inscreveram para participar do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), realizado pelo Sinduscon-PA em Belém. O evento, que também ocorre simultaneamente em outras 32 cidades do Brasil, promove uma extensa programação gratuita para o trabalhador do setor e sua família, com esporte, lazer, cuidados com a beleza, exames de saúde e emissão de documentos. O DNCS-2016 está marcado para o dia  27 de agosto, sábado, na sede campestre do Sesi Ananindeua, no bairro do Coqueiro.  

Até o momento, mais de 60 empresas paraenses do setor da construção foram mobilizadas e com mais de 400 voluntários confirmados para o atendimento nos serviços. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção  (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo Sesi Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil, apoio local Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e das Organizações Romulo Maiorana (ORM), o DNCS deste ano traz o tema "ValoresConstroem". A proposta é valorizar o resgate de conceitos indispensáveis para a convivência em sociedade, como ética, família, saúde, solidariedade, gentileza, respeito, amizade, educação, vida saudável e cultura. 

Um dos novos aliados neste ano é a Universidade da Amazônia (Unama) também reforça o grupo de parceiros no DNCS de 2016. Leonel Barbosa, que compõe o Marketing da entidade, informou que serão colocados à disposição do público serviços ou atividades de três cursos. Enfermagem entrará com medição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação sobre o câncer da mama; Estética oferecerá spa de pés, design de sobrancelha, massoterapia e limpeza de pele; e Educação Física terá slackline (esporte sobre fita elástica esticada entre dois pontos fixos) e “aulão” de ritmos. “Estamos contentes em participar do DNCS”, disse Barbosa.

No ano passado, foram realizados por volta de 2.500 atendimentos. A meta para 2016 é dobrar o alcance de beneficiados. O presidente do Sinduscon-PA Marcelo Gil Castelo Branco destaca a abrangência das ações promovidas pelo DNCS. “Acredito que, em dois anos, este será o maior evento não apenas do setor da construção no Pará, mas da região norte”. 

O vice-presidente do sindicato, Alex Dias Carvalho, enfatizou a importância da humanização do profissional. “O bem-estar dessas famílias influencia diretamente nas nossas empresas. Investir na pessoa do trabalhador é essencial para o crescimento do nosso segmento”, declarou ele. No sábado serão prestados diversos serviços, como consulta e exames médicos, vacinação, emissão de documentos, assistência jurídica, educação para o trabalho, além de recreação infantil, teatro, sorteio de brindes, festival de talentos, sessões de ginástica e torneio de futebol.

O superintendente do Sesi no Pará, José Olimpio Bastos, disse que está confiante em novas marcas para esta edição. "Em 2015 tivemos um resultado positivo, e esperamos que neste ano seja um evento ainda maior", projetou. "Mais do que um dia de lazer, serão oferecidos serviços de cidadania, saúde e orientação sobre cursos profissionalizantes, inclusive com o apoio também do Senai. Nossa expectativa é contribuir para proporcionar um dia alegre e de qualidade para toda a família.”

A participação institucional no evento é totalmente positiva para o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Ramos. "É uma relevante iniciativa de responsabilidade social, e para nós é uma grande satisfação observar que o Dia Nacional da Construção Social está engajando dezenas de instituições e empresas em diversas ações nas áreas de saúde, educação, lazer, esporte e cidadania para os trabalhadores da construção civil e seus familiares", afirmou ele. 

Um dos novos aliados neste ano é o presidente do programa assistencial Pro Paz do governo do Estado, Jorge Bittencourt, declarou que a Secretária Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (SEEIPS) mobiliza ação integrada com entidades diversas. “Estamos prontos em contribuir para o sucesso do Dia Nacional da Construção Social”, garantiu.

A Universidade da Amazônia (Unama) também reforça o grupo de parceiros no DNCS de 2016. Leonel Barbosa, que compõe o Marketing da entidade, informou que serão colocados à disposição do público serviços ou atividades de três cursos. Enfermagem entrará com medição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação sobre o câncer da mama; Estética oferecerá spa de pés, design de sobrancelha, massoterapia e limpeza de pele; e Educação Física terá slackline (esporte sobre fita elástica esticada entre dois pontos fixos) e “aulão” de ritmos. “Estamos contentes em participar do DNCS”, disse Barbosa.

Este ano, o DNCS da Grande Belém já conta com o apoio das seguintes instituições: Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), Tribunal Regional do Trabalho – TRT 8, Fundação PRO PAZ, Cruz Vermelha, Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Semutran (Secretaria Municipal de Trânsito) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ambos de Ananindeua, além do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), Limfac (Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade do Pará), Unama (Universidade  da Amazônia), Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará), Celpa (Centrais  Elétricas do Pará), Mary Kay, JS Distribuidora, Bernardes Consultoria, G2 Comunicação,  RMB Tecnologia, Corpo de Bombeiros de Ananindeua – 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Secretaria Municipal de Saúde de Belém, Casa Dia (Centro de  ATS em Doenças Infectocontagiosas Adquiridas), Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados, Instituto Embelleze, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), além de três gerências do Sesi (Cultura, Esporte e Lazer; Gerência de Educação; Qualidade de Vida),  e o projeto Construção Saudável, do Sinduscon-PA.

País unido em torno da ação social

A ação social teve início em 2007, com o objetivo de unir o segmento em torno da responsabilidade social, promovendo cidadania e qualidade de vida. O DNCS é hoje o maior evento de responsabilidade social do segmento no Brasil, e está comemorando a sua 10ª edição, sendo realizado em Belém pela segunda vez. Em nove anos, já foram prestados mais de 3,4 milhões de atendimentos, beneficiando mais de 659 mil trabalhadores e familiares. Em 2015, foram realizados mais de 272 mil atendimentos, em 35 localidades brasileiras, atendendo mais de 81 mil pessoas.

Em 2016, 32 localidades realizarão o DNCS. São elas: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Anápolis (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Natal (RN), Mossoró (RN), Boa Vista (RR), Bento Gonçalves (RS), Capão da Canoa (RS), Santa Cruz do Sul/Vale do Rio Pardo (RS), Santa Rosa (RS), Pelotas (RS), Blumenau (SC), Brusque (SC) e Joinville (SC). Cada localidade desenvolverá ações de acordo com a demanda de seus trabalhadores.

Participe do DNCS 2016

As empresas interessadas podem solicitar as inscrições gratuitas pela Central de Serviços do Sinduscon-PA, localizado na Travessa Doutor Moraes, n° 103, entre as avenidas Nazaré e Governador José Malcher. Contatos: (91) 3241.8383 / 98162.1664 / capacitacao@sindusconpa.org.brdncs2016@sindusconpa.org.br

Serviços gratuitos oferecidos no DNCS

Atendimento odontológico e escovódromo; atividades pedagógicas infantis: contação de histórias, brincadeiras de rodas; pinturas e maquiagens; avaliação nutricional; brinquedos infláveis; Circuito Saúde: verificação  de pressão arterial, teste de glicemia e índice de massa corpórea; corte de cabelo; curso de panificação; design de sobrancelhas; distribuição de preservativos e panfletos sobre educação sexual; emissão de documentos; educação ambiental; educação para o trânsito; esporte e lazer: torneio de futebol society com participação de 26 times e mambol; ginástica laboral; interação lúdica com palhaços e animadores; jogos eletrônicos (videogame); jogos populares; massoterapia; orientação preventiva sobre o câncer de mama; orientação para emissão da carteirinha do Sesi; orientação dos temas previstos no projeto Construção Saudável; saúde auditiva; spa dos pés; teatro: Projeto “Voto Cidadão”; teatro: violência contra a Mulher.