Hub logístico da Natura recebe certificação ambiental LEED

Postado em: 31/10/2016

Centro de armazenamento e distribuição inaugurado em 2015 em Itupeva (SP) se diferencia por sua inovação e pelo uso eficiente de água e de energia.

O hub logístico da Natura em Itupeva (SP) recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Design Ambiental), o selo de construção verde mais reconhecido internacionalmente, utilizado em cerca de 140 países. O empreendimento se destacou por sua inovação e pelo uso eficiente de água e de energia.

“A certificação reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a busca constante pela inovação nos processos e pela redução do impacto ambiental nas nossas operações”, afirma Josie Romero, vice-presidente de operações e logística da Natura.

O hub é o primeiro armazém construído para atender operações automatizadas com tecnologia moderna a receber a certificação na América Latina. “Alcançar um nível de eficiência energética de mais de 20% foi um grande desafio, pois a carga dos transelevadores usados para movimentar os pallets precisou ser considerada no cálculo do consumo de energia do hub”, explica Angel Medeiros, diretor de projetos da Natura. O resultado foi alcançado com a utilização de motores e equipamentos mais eficientes energeticamente e iluminação LED nas áreas externas.

Para comportar os transelevadores, o hub tem um pé direito alto, de quase 20 metros de altura. Um sistema de ventilação natural garante a preservação da qualidade dos produtos.

“Um dos grandes desafios deste projeto foi conciliar o conforto ambiental para os usuários, em uma edificação com pouca iluminação natural, e o conforto térmico nas áreas de armazenagem”, explica Carlos Poli Sisti, diretor da Bresco, empresa de investimento imobiliário responsável pelo desenvolvimento, construção e locação do hub logístico da Natura.

O reconhecimento no critério “inovação” se deve à pontuação exemplar obtida com a redução do desperdício de água, a prioridade de aquisição de materiais fabricados num raio de 800 quilômetros da obra e a apresentação de um plano para reciclagem de materiais pela obra. A economia de recursos hídricos foi possível com a utilização de água de reuso e o plantio de espécies nativas da região, que reduz a necessidade de rega.

O hub foi inaugurado em maio de 2015, com investimento de R$ 73 milhões em equipamentos e tecnologia de ponta. O armazenamento de caixas e pallets é feito por um software de gerenciamento personalizado, que contribui com o aproveitamento do espaço e permite que apenas os produtos necessários sejam enviados para cada centro de distribuição, diminuindo a emissão de gás carbônico. No local, há vagas para caronistas, bicicletário e uma ampla área de convivência dos colaboradores, além de uma área de preservação ambiental de aproximadamente 15 mil m².

Em uma área construída de 35 mil m², são armazenados todos os produtos fabricados pela Natura em Cajamar (SP) e por parceiros instalados em cidades próximas a Itupeva. De lá, as cargas são enviadas para oito centros de distribuição espalhados pelo Brasil e também para os outros países onde a empresa opera na América Latina: Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Em média, o hub movimenta mais de 2 mil pallets por dia.

Fonte: Obra24horas